segunda-feira, 27 de julho de 2015

Trabalho Infantil


"As crianças da roça começam a trabalhar muito cedo, pois a vida é dura com essas pessoas. Os pais não têm condições de dar uma vida melhor e a dificuldade é grande. Por isso, é certo essas crianças ajudarem seus pais."

Rita de Cássia Bezerra - EJA IV


"Trabalhar na televisão não é bom para as crianças, porque elas ficam sem tempo para estudar. Elas deveriam estudar e os pais trabalharem para dar o melhor para elas."
Maria do Carmo de Araújo - EJA IV



"Não podemos colocar trabalho muito pesado para as crianças fazerem, mas ajudar o pai ou a mãe em casa, sim, acho que podem fazer."

Mariana Lourenço - EJA IV


4 comentários:

  1. Acredito que a criança não pode trabalhar em hipótese alguma. Claro que no interior a situação é mais difícil, mas nossas crianças devem ser preservadas de esforço, elas perdem a infância. A mesma coisa eh na televisão, ninguém fala nada porque acham bonitinho. Pra mim é a mesma coisa, trabalho!

    João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Falar sobre trabalho infantil é um tema bastante polêmico de se opinar porque enquanto o Estado e a sociedade em geral tem a obrigação de prover à criança e ao adolescente "... a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária" (ECA, art.4), percebe-se a ausência de políticas públicas que de fato efetivem o direito desse segmento, e diante dessa realidade, muitas crianças e adolescentes oriundas de famílias pobres e em situação de vulnerabilidade social se veem destinadas a trabalhar desde cedo, o que ao meu ver, causa um grande dano à saúde psíquica daquele indivíduo, já que esse deixa de viver segundo o que sua faixa etária exige, ou seja, desenvolver capacidades através de brincadeiras e do estudo.

    Natália Lopes, estudante de Serviço Social - UFPE.

    ResponderExcluir
  3. Bons textos! Continuem escrevendo, pessoal!!! Acho que em alguns empregos as crianças podem opinar. Se elas estão confortáveis e gostam, não tem porque não continuar. (Falei da televisão e da vida artistica, cantor por exemplo).

    Carla Andrade, estudante do 8 ano :P

    ResponderExcluir
  4. A questão do trabalho infantil, como maioria das coisas, é mais complexa do que os chavões fazem parecer. Sem trabalho, nenhum ser vivo consegue subsistir. Entretanto, esse trabalho pode ser de outrem. Numa sociedade em que os bens são mais escassos e mais difíceis de se obter, é também mais difícil trabalhar por si e por outrem. Por isso, em lugares mais pobres, sempre foi aceitável as pessoas trabalharem tão logo tivessem capacidade para tal. Recentemente, nas sociedades mais desenvolvidas, as preocupações com coisas como alimento e abrigo diminuíram, e se percebeu que é possível e vantajoso que as crianças posterguem sua entrada no mundo do trabalho até bem tarde. No Brasil, pelo menos até recentemente, muitas famílias ainda precisavam fazer que suas crianças trabalhassem para conseguirem subsistir. Isso acontecia por necessidade, e não por uma falha de caráter dos pais. Pelo menos na maioria dos casos, creio. Hoje essa situação parece estar melhorando. Não creio que o trabalho infantil seja errado em si e, por isso, não deveria ser um crime. A fonte subjacente do desvio moral contido no trabalho infantil é o mau trato à criança. Fazer uma criança sofrer num trabalho desnecessariamente para satisfazer a ganância de um adulto é uma instância da escravidão. É isso que deve ser punido. Assim, não tenho tanta certeza quanto ao trabalho de crianças na TV, por exemplo. Dever-se-ia verificar cada caso quanto à existência ou não de maus tratos, e não se punir o trabalho em si.

    ResponderExcluir